Muito pouco nesta vida me surpreende! Não quero com isto dizer que não me vá surpreender de futuro, claro que QUERO que isso aconteça!
Refiro-me a atitudes pessoais de muitas pessoas que conheço, relativamente, à importância que o exercício físico devia ter nas suas vidas, como um estilo de vida e não uma obrigação!
Será assim tão difícil incutir esta mentalidade de que exercício físico, TEM que fazer parte das suas rotinas semanais?!? Tem que fazer parte da sua vida social, espiritual (esta é muito boa!)e mental?!?
É como ter de implementar uma mudança em qualquer religião...são necessários anos de insistência, gradualmente, pacientemente; uma batalha!
Somos dos países da europa com maiores níveis de sedentarismo, maiores níveis de doenças cardío-vasculares, simplesmente a doença que mais pessoas mata neste mundo!(sim, mais que a SIDA!!!)e mesmo assim não importa quer se treine ou não!
Só nos EUA (que não são ponto de referência nenhum!),
mais de metade da sua população (que são mais 100milhões de pessoas! são obesas!
Não sei se sabem, mas obeso significa que o seu percentual de gordura é 30 ou mais, que significa que o seu peso relativamente à sua altura é demasiadamente excessivo!!! (depois explico, noutro capítulo, o que é o IMC, avaliador da composição corporal!)
Quero dizer, com isto tudo que, exercício físico, só faz bem à saúde, à mente, à alma. Não necessita de ser intenso, mas regular; não necessita de se suar, mas de praticar; não necessita de estar inscrito num "mega" health club, mas de andar/caminhar ao livre(se for possível!), 30 minutos por dia: ALGUÉM QUE NÃO TENHA ESTE TEMPO?!?
Servimo-nos de tantas desculpas, para evitar fazer ou realizar tantas outras tarefas que não gostamos; fugimos tantas vezes de responsabilidades que sabemos serem benéficas mas que não gostamos...
Eu sei que toda a gente(ok, quase toda a gente!), sabe a importãncia que o exercício tem, e que devia estar no topo da pirâmide das prioridades, mas não compreende que, a longevidade, saudável depende, ao lado da nutrição(outro campo que abordarei mais tarde!), estar implicitamente ligada ao exercício físico!
Alguém deseja enfrentar a crueldade da velhice, necessitando constantemente de ajuda externa, da cadeira de rodas, do andarilho, das canadianas, da bengala....SIM, é como fazer um PPR aos 30 anos, assegurando-se do futuro com um pouco mais de condição financeira...era bom não gastar TUDO em medicamentos e tratamentos para a saúde!!!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment