
Está ao alcance de qualquer um, poder ter controlo!
No comando da televisão, na conta bancária, na escolha do clube desportivo, na escolha do carro, da roupa,da pessoa com quer se quer estar e TAMBÉM do corpo!!!
Um dos avaliadores mais recomendado e ao alcance de qualquer um de nós é a balança. De facto, a balança reproduz num número, simbólico, de quanto pesamos. Não olha a idade, sexo, actividade física, indíce de massa corporal, percentual de gordura, colesterol, triglicéridos, tensão arterial...NADA! É então o menos fiável! É obviamente o mais utilizado, pela falta de informação generalizada das pessoas.
O IMC, ou Índice de Massa Corporal, que se traduz em dividir o peso corporal pelo quadrado da altura ( IMC=Peso(Kg)/(Alt(cm)xAlt(cm)), reflecte em termos simbólicos também, e para uma população sedentária, se o peso está desviado anormalmente da altura, que para mais significa estar com "sobrecarga ponderal" ou obeso, para menos significa estar magro! Se se realizar esta conta, um dos valores de referência será 25: resultados acima, referem estar "rechonchudinho" resultados inferiores referem estar magrinho!
Outro avaliador são os centímetros à volta da cintura: nas mulheres deve resultar em menos de 88 cm e nos homens menos de 102cm, por razões saudáveis e que impossibilitem o risco de doençãs cardío-vasculares (que mencionei noutro capítulo a sua mortalidade!)
Depois temos os avaliadores que relatam a massa gorda do corpo, alguns somente à disposição nos ginásios ou health clubs, menos acessíveis à população em geral, com muita pena minha, mas onde em algumas farmácias, já há disposição aparelhos que medem os valores do colesterol: uma medida tão simples, que simplesmente pode salvar uma vida!
No comments:
Post a Comment