Tuesday, April 21, 2009

OS MEUS ATLETAS!

Há quem defenda que os Personal Trainers têm sorte ou azar com os seus atletas, pelas histórias que se contam da simpatia vs. antipatia, boa disposição vs. mau humor, etc, etc.! Acredito, inquestionavelmente, no destino: nas "relações" com os meus atletas, no facto de em algum segmento das nossas vidas, nós tínhamos que nos "cruzar"!
São percursos tão variados das nossas vidas que deve ter havido um motivo muito forte para trabalharmos juntos, pois em alguns casos já nos conhecíamos mas não tínhamos nenhum contacto, ouotros que já tínhamos trabalhado juntos, eventualmente por motivos que a vida tem, nos "separaram", e alguns anos depois eis que estamos a trabalhar juntos outra vez!!!
São pessoas fantásticas, únicas, enriquecedoras, poços de conhecimento e TODOS os dias aprendo algo diferente com cada um deles!
São muito bem humorados, muito bem dispostos, muito simpáticos, com um sentido de humor apuradíssimo (e se algo que prezo numa pessoa acérrimamente, é o humor!!!), e um espírito empreendedor impressionante! Ocupam todos cargos de altíssimo respeito, consequentemente, o meu respeito inquestionável e irremediável!
O que mais me fascina neles TODOS, é sem dúvida a boa disposição, o humor...a alegria que transmitem, que transparecem, que transpiram também!!!
Já me tenho feito esta questão, em momentos de descontração, que, se tivesse iremediávelmente, que "abandonar" um deles, não conseguiria escolher, sob qualquer pretexto!
Nem sequer consigo conceber esse julgamento...!!!
Já tive várias pessoas sob os meus cuidados, sob a minha total atenção, e posso hoje olhar para trás, reflectindo o que possivelmente não nos permitiu trabalhar mais tempo juntos: não estava destinado!
Sim, acredito que tudo acontece por uma razão!!!
Ainda há pouco tempo numa das formações que apresentei à empresa, mencionava a ligação, o "link", que TEM que existir para qualquer relação ser duradoura, inclusivamente estas, PT vs. atleta: emoção! E não só: confiança, amizade, segurança, apoio, aprendizagem mútua, entretenimento, experiências enriquecedoras!
Os meus atletas sabem praticamente todos, da minha vida pessoal, e eu sei a deles: é entrega e partilha, é confidente e confidencial, é respeito e confiança, e no fundo um laço! Ou exis... OU NÃO!!!
Como eu compreendo o infortúnio de tantos colegas meus, desesperados por não "aguentarem" mais alguns dos seus atletas, pela falta de paciência com as suas crises de humor, crises de entidade, etc, etc.... Será que cada um "colhe o que semeia"?!?

Sunday, April 19, 2009

SUPLEMENTOS DESPORTIVOS

Suplementos desportivos e não alimentares, pois aos que me refiro, são para quem tenha alguma ligação com o exercício físico! Há sua volta foram, e continuam criados tantos mitos, tantos boatos, porém falsos, infundados! Falar de suplementos, para quem não quiera reconhecer, é falar de um NEGÓCIO, dos mais rentáveis nos E.U.A., e muito provalvelmente a seguir na europa!
Fonte incálculavel de rendimento, com um gasto em estudos, marketing e vendas, invejável para qualquer ramo ou empresa, são objecto de cobiça, logo alvo de injustiças, felizmente sem grandes repercussões na área do fitnees, que só está a ganhar esta guerra!
Os suplementos fazem mal "apenas" aqueles que não acreditam em sonhos, aqueles que não sonham!
São meios para se alcançar, o que a maioria das pessoas, leigas na área do treino, do exercício, do esforço que se desempenha e ao empenho, que um atleta se dedica a um objectivo!
Seja qual for o objectivo, é pessoal e intransmíssivel!
É algo por que que se anseia, por que se luta, por que se sonha! Acredito profundamente que, muitos dos suplementos que conheço não fazem milagres, aliás, não somos hipócritas ao ponto de reconhecer que, com tal publicidade da valiosidade dos produtos, até sem se treinar se consiguiria atingir aquele objectivo! NÃO, é uma ajuda, mais psicológica, um alento, uma "inspiração"!
Não são remédios, não são drogas, não são "prejudiciais à saúde", se se tomarem os cuidados que estipulam as marcas, como é óbvio!
Assim, deixemo-nos de acreditar em "mitos urbanos", pois os suplementos estão aí, é para serem utilizados, conscientemente!

A importância da música!

Para começar, a música não me serve de inspiração! O meu "relacionamento" com a música é de sobrevivência...Onde quer que esteja tem de haver música: quando estou em casa, quando estou no carro, quando estou a treinar, quando estou a trabalhar, quando estou a relaxar, quando me estou a divertir (esta é óbvia!), quando estou a amar (esta é demais, eheheh!)! Logo, a musica não tem que me inspirar, significa algo de inerente à minha existência, uma parte do corpo, que lógicamente e fisicamente, não vou a parte alguma sem uma parte do corpo! TODOS os estilos de música são bons, não quer dizer que gosto de toda a música. Felizmente, em casa, e na minha consciência, conheço muitos estilos de música e passo todos; depende do estado de humor, da ocasião, da companhia e do que estou a fazer no momento! Serve qualquer propósito e qualquer momento é para ouvir música...também é verdade que não sou de ficar em silêncio, nem à minha volta se está em silêncio, porque gosto imenso de conversar, e se tiver como pano de fundo uma boa música, melhor ainda! Não tenho grupos de música favoritos, não tenho uma música especial que se relacione com algo significativo na vida, até para o meu casamento (ou "a música da minha esposa e eu!) foi difícil, mas ela é que escolheu, e eu...aceitei! Nem tão pouco sou de memorizar nomes de grupos ou cantores, pois a música é mais do que simbolizar alguém, humano, pessoal, unilateral; é outro liquido que nos corre pelas veias, energia que nos faz bater o coração, pensamentos que alinham na nossa mente reluzem ao tom de uma música, a força que nos impulsiona para seguir em frente, um elo que nos une...à vida!

Sunday, April 12, 2009

AUTOCONTROLO

Está ao alcance de qualquer um, poder ter controlo! No comando da televisão, na conta bancária, na escolha do clube desportivo, na escolha do carro, da roupa,da pessoa com quer se quer estar e TAMBÉM do corpo!!! Um dos avaliadores mais recomendado e ao alcance de qualquer um de nós é a balança. De facto, a balança reproduz num número, simbólico, de quanto pesamos. Não olha a idade, sexo, actividade física, indíce de massa corporal, percentual de gordura, colesterol, triglicéridos, tensão arterial...NADA! É então o menos fiável! É obviamente o mais utilizado, pela falta de informação generalizada das pessoas. O IMC, ou Índice de Massa Corporal, que se traduz em dividir o peso corporal pelo quadrado da altura ( IMC=Peso(Kg)/(Alt(cm)xAlt(cm)), reflecte em termos simbólicos também, e para uma população sedentária, se o peso está desviado anormalmente da altura, que para mais significa estar com "sobrecarga ponderal" ou obeso, para menos significa estar magro! Se se realizar esta conta, um dos valores de referência será 25: resultados acima, referem estar "rechonchudinho" resultados inferiores referem estar magrinho! Outro avaliador são os centímetros à volta da cintura: nas mulheres deve resultar em menos de 88 cm e nos homens menos de 102cm, por razões saudáveis e que impossibilitem o risco de doençãs cardío-vasculares (que mencionei noutro capítulo a sua mortalidade!) Depois temos os avaliadores que relatam a massa gorda do corpo, alguns somente à disposição nos ginásios ou health clubs, menos acessíveis à população em geral, com muita pena minha, mas onde em algumas farmácias, já há disposição aparelhos que medem os valores do colesterol: uma medida tão simples, que simplesmente pode salvar uma vida!

A ALIMENTAÇÃO

A alimentação gerou, de há décadas para cá, uma conspiração terrível, para a sociedade humana! Inúmeras publicações foram feitas, milhares de estudos e formações, no sentido de alertar a população para os malefícios que algum tipo de alimentação, a designada fast food, tinha para com os consumidores: uma descontrolada entrada de calorias do corpo humano, que se acumulavam e se transformavam em gordura, nociva para o organismo e claramente vísivel para o exterior! Mas de há decadas para cá também, que existem alertas para o que provocam esses tipos de alimentos, bem como os perigos que o tabaco traz para saúde, e não é por isso que as pessoas deixam de fumar!!! Ou seja, a esmagadora maioria das pessoas, SABE que, se comer determinados produtos altamente calóricos, vão com certeza engordar! Bem como se fumarem, sabem os prejuízos que dái advêm para a saúde; bem como se beberem desmesuradamente alcoól, sabem os resultados maléficos que vão sofrer! Então por quê continuar?!? Serão drogas...? Serão vícios...? Serão fraquezas humanas? Pois...como eu gostava de saber estas respostas! O cereto é que toda a gente sabe o que faz mal: veja-se o exemplo dos cremes protectores contra o sol, onde até a própria televisão, se digna ir ás praias portuguesas, "apresentar" a ignorância desta gente, a outra tanta gente, que se senta em frente aos televisores e aplaude a iniciativa dos canais portugueses, sabendo de antemão que, FAZEM O MESMO!!! A alimentação tem o peso que se lhe interessa dar: negócio! Nutricionintas, suplementos para emagrecer, pomadas que "tiram" a celulite, empresas de estética que fazem milagres, e é claro, a cirurgia estética, o último grito em curar a preguiça! Tudo isto colmatado com alguns minutos diários dispostos em exercício físico! Tudo remonta a uma das primeiras lições que aprendi, há já 9 ou 10 anos, numa Convenção de Fitness em Almeirim (é verdade, pois estas divulgações ainda não eram assim tão divulgadas em Lisboa!), sobre nurição e suplementos alimentares, em que um dos apresentadores (que nem me reocrdo o nome sequer!), brilhantemente, numa das suas intervenções, revelou que, o que realmente importa é a "balança energética" do nosso organismo, isto é, o rácio entre consumo calórico e gasto calórico: se pende para o lado do consumo energético, engordamos, se pende para o lado do gasto energético, emagrecemos! Parece fácil não é??? A realidade é bem diferente, com o consumo calórico a sobrepôr-se exponencialmente ao gasto, pois não queimamos as calorias suficientes para aquilo que ingerimos, e o que ingerimos é demais para aquilo que precisamos!!! É uma daquelas Leis de Murphy: "vive-se para comer ou come-se para viver?!?" E assim aumenta-se o peso em função da massa gorda. E assim chega-se, sem dar muito por isso, à obesidade! TEMOS QUE GASTAR MAIS CALORIAS!!! Não é necesário deixar de comer, de fazer dietas ridículas, cortar os Hidratos de Carbono(HC), que tanta falta nos fazem, principalmente ao nosso cérebro e coração (pois é o principal combustível do cérebro, por ex.!)e do nosso estado de humor! Queimem-se mais calorias, por favor! Atenção que não sou a favor da fast food, mas não se misturem com os HC que a nossa alimentação saudável proporciona!

Saturday, April 11, 2009

EXERCÍCIO FÍSICO

Muito pouco nesta vida me surpreende! Não quero com isto dizer que não me vá surpreender de futuro, claro que QUERO que isso aconteça! Refiro-me a atitudes pessoais de muitas pessoas que conheço, relativamente, à importância que o exercício físico devia ter nas suas vidas, como um estilo de vida e não uma obrigação! Será assim tão difícil incutir esta mentalidade de que exercício físico, TEM que fazer parte das suas rotinas semanais?!? Tem que fazer parte da sua vida social, espiritual (esta é muito boa!)e mental?!? É como ter de implementar uma mudança em qualquer religião...são necessários anos de insistência, gradualmente, pacientemente; uma batalha! Somos dos países da europa com maiores níveis de sedentarismo, maiores níveis de doenças cardío-vasculares, simplesmente a doença que mais pessoas mata neste mundo!(sim, mais que a SIDA!!!)e mesmo assim não importa quer se treine ou não! Só nos EUA (que não são ponto de referência nenhum!), mais de metade da sua população (que são mais 100milhões de pessoas! são obesas! Não sei se sabem, mas obeso significa que o seu percentual de gordura é 30 ou mais, que significa que o seu peso relativamente à sua altura é demasiadamente excessivo!!! (depois explico, noutro capítulo, o que é o IMC, avaliador da composição corporal!) Quero dizer, com isto tudo que, exercício físico, só faz bem à saúde, à mente, à alma. Não necessita de ser intenso, mas regular; não necessita de se suar, mas de praticar; não necessita de estar inscrito num "mega" health club, mas de andar/caminhar ao livre(se for possível!), 30 minutos por dia: ALGUÉM QUE NÃO TENHA ESTE TEMPO?!? Servimo-nos de tantas desculpas, para evitar fazer ou realizar tantas outras tarefas que não gostamos; fugimos tantas vezes de responsabilidades que sabemos serem benéficas mas que não gostamos... Eu sei que toda a gente(ok, quase toda a gente!), sabe a importãncia que o exercício tem, e que devia estar no topo da pirâmide das prioridades, mas não compreende que, a longevidade, saudável depende, ao lado da nutrição(outro campo que abordarei mais tarde!), estar implicitamente ligada ao exercício físico! Alguém deseja enfrentar a crueldade da velhice, necessitando constantemente de ajuda externa, da cadeira de rodas, do andarilho, das canadianas, da bengala....SIM, é como fazer um PPR aos 30 anos, assegurando-se do futuro com um pouco mais de condição financeira...era bom não gastar TUDO em medicamentos e tratamentos para a saúde!!!

Monday, April 6, 2009

O TREINO

Treinar tem que ser um gosto adquirido ao longo do tempo, não deve ser imposto, não é uma obrigação, no máximo uma necessidade! Quem não gosta de treinar...NÃO TREINE!!! Não se queixem é de falta de tempo, de coragem, de estarem sozinhos, etc, blá, blá, blá!!! No fundo há desculpas para tudo, até para não se treinar... Mas, treinar para quê?!? Porque se "treina"? Algumas pessoas treinam tanto e tantas pessoas SEM treinar! É um estilo de vida, é uma necessidade, é um gosto, é uma obrigação do médico que declara que o seu paciente, levou uma vida desgrada de tal que tem que ir para o ginásio, é adrenalina, é o corpo levado muitas vezes ao limite extremo de desconforto e cansaço...PARA QUÊ?!? Ás vezes dou comigo a pensar, durante o treino, numa das fases mais cansativas, em que não conseguia levantar um garfo, quanto mais aquela carga, perguntando-me, PARA QUÊ ISTO TUDO?!? Será só uma razão estética? Será uma obrigação "moral", devido à profissão? Não é necessidade, com certeza...(até nem gosto muito do que os médicos apregoam, relativamente ao exercício vs. saúde!) Têm de ser viciados, aqueles que, como eu, vão treinar contra todas as hipóteses, em que outros, comuns mortais, escolhem sem piscar os olhos, ir para a praia, passear no centro comercial, ir para a esplanada do café à beira mar plantado, em vez de irem treinar!!! Ok...somos viciados!!! Estamos doentes!!! E a nossa droga é o exercício...não conseguimos dizer que não, contorcemo-nos na cama se não vamos treinar um dia, autoflagelamo-nos porque não fomos treinar no dia...!!! É um vício...mas de que forma se pode comparar aos vícios maléficos que conhecemos? Droga, alcoól, tabaco, alimentação (ao ponto da obesidade, claro!).... NÃO SE PODE, CLARO!!! É saúde, é adrenalina, é vitalidade, é alegria, é motivação, é objectivo concretizado, é purificador, é desstressante (a minha amiga MMA, vai pensar se está bem escrito, eheheh!), é momento único do dia SÓ PARA NÓS!

O PERCURSO

Creio que só agora estou a usufruír ,de forma plena, a minha profissão: foi um percurso extremamente gratificante, preenchido por pessoas que me ensinaram muito, pelas chamadas aulas de grupo, passando pela Natação (que adoro ensinar às crianças!), até à sala de Musculação, chegando até aqui ao treino pessoal! É crucial, dentro desta área tão diversa, ter de saber um pouco de tudo o que ela contempla... A polivalência é uma arma poderosa na nossa área, e não tem de ser caracterizada, pela filosofia menosprezante de que não se deve saber de tudo um pouco, sem nunca aprofundar uma área!!! Acredito é que, é mesmo necessário percorrer vários caminhos ATÉ se encontar o certo, o que nos faça mais feliz, realizados, preenchidos, e aí sim, aprofundar os conhecimentos! São como as relações da nossa vida: a mulher da nossa vida, é a que VIVEU ao nosso lado a vida toda e não a que conhecemos e perdemos a cabeça por amor, achando que aquela, "is the one"!!! Tantas foram as experiências até aqui, relativamente ao percurso percorrido que, penso que já fiz de tudo nesta área, e posso assegurar que me sinto orgulhoso o suficiente para, em caso de ser questionado, consigo responder ás dúvidas por qualquer actividade física dentro de um ginásio! Nunca fui atleta de alta competição, pois não gosto de monotonia, de rotinas consistentes, sou apologista de quebrar regras para estimular a nossa existência, não de quebrar leis, atenção, não sou inconsciente!!! TREINAR É MARAVILHOSO!!!

Sunday, April 5, 2009

Personal Training

Personal Training, é uma arte!!! Um profissional, tem de ser "mestre" em várias disciplinas cíentificas e sociais; um psicólogo, um "roll-model", um atleta, um treinador, um "entertainer", um pedagogo, um vendedor, um empreendedor!!! Lidar com diferentes perfis de personalidade, e como um camaleão, adaptar-se rápidamente ás características do "meio envolvente"! Motivar as pessoas a treinar, seja por que motivo for não é tarefa fácil, não é para todos; de certa forma, devia ser só para alguns...e conheço esses alguns! Companheiros desta arte.....desta mestria!